RESERVE ONLINE


Adultos/Crianças
SIGA-NOS EM
Home > Descubra Lisboa > Avenida da Liberdade

A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, em Portugal.

Depois do Terramoto de 1755, o Marquês de Pombal criou o Passeio Público na área actualmente ocupada pela parte inferior da Avenida da Liberdade e Praça dos Restauradores. Apesar do nome, era rodeado por muros e portões por onde só passavam os membros da alta sociedade. Em 1821, quando os Liberais subiram ao poder, os muros foram derrubados e o Passeio foi aberto a todos.

A Avenida que hoje se pode ver foi construída em 1879-82 no estilo dos Campos Elísios em Paris. A grande avenida arborizada tornou-se num centro de cortejos, festividades e manifestações. Inclui um Monumento aos Mortos da Grande Guerra. A Avenida ainda conserva a sua elegância, com fontes e esplanadas magníficas sob as árvores. Majestosa, com 90 metros de largura e pavimentos decorados com padrões abstractos, está agora dividida por dez faixas de trânsito que ligam os Restauradores à Praça do Marquês de Pombal, para o Norte.

Esta avenida está repleta de hotéis, lojas e alguns dos melhores cafés, teatros, universidades. Esta é uma das mais importantes avenidas de Lisboa e é também o ponto de eleição de escritórios, árvores centenárias, lojas de moda internacional e milhares e milhares de trabalhadores que por ali passam todos os dias.

Há também as antigas lojas de alfaiates, seguidas de marcas internacionalmente conhecidas como Louis Vuitton, Calvin Klein, Timberland, Todd's, Trussardi, Massimo Dutti, Armani, Burberry, Adolfo Dominguez, lojas que vendem Prada, Christian Dior, Chanel, Dolce & Gabbana, Versace, etc. Caminhar na Avenida da Liberdade foi, em tempos, sinónimo de elegância e ainda hoje o é.
A Avenida da Liberdade é a 35ª avenida mais cara do mundo.