Site oficial

4 Produtos de Lisboa que tem mesmo de provar!, Hotel Marquês de Pombal

4 Produtos de Lisboa que tem mesmo de provar! do Hotel Marquês de Pombal

Verifique as últimas notícias

Blog

4 Produtos de Lisboa que tem mesmo de provar!

Janeiro 01 2024
Gastronomia
“Delicioso” é a palavra que melhor define as quatro sugestões que temos para o seu paladar numa próxima visita a Lisboa.

Desde doces, simultaneamente crocantes e macios, a salgados recheados de tradição, espere aqui encontrar os ingredientes-chave para uma experiência degustativa sem precedentes.
Preparado? Comecemos a nossa viagem pelos sabores de Lisboa!

Pastel de nata de Belém

O típico pastel de nata português continua a ser uma inspiração na doçaria de vários recantos
do mundo, como em Hong Kong, onde é conhecido por dan tat ou egg tart.

Entre os seus ingredientes, não faltam o limão, a canela, os ovos e o leite. Também conhecidos como ‘natas’, os pastéis de nata ou pastéis de Belém são um símbolo nacional que chega à mesa em forma de uma pequena tarte, estaladiça por fora e cremosa por dentro. E por falar em
Belém, haverá melhor sítio para os provar do que a Fábrica Pastéis de Belém? Fundada em 1837, esta Fábrica mantém a mesma receita (secreta!) desde a sua origem, numa altura em que os pastéis eram confecionados no Mosteiro dos Jerónimos. Impossível não os provar assim que saem do forno, polvilhados com açúcar e canela!

Travesseiro de Sintra

Para saborear o afamado travesseiro, um doce típico de Sintra, há que chegar primeiro a esta vila encantada. Para tal, só precisa de se dirigir à Estação do Rossio, apanhar o comboio em direção a Sintra e aproveitar o passeio, onde 40 minutos de expectativa dão lugar a uma sensação de encanto na chegada ao destino final.

Paisagens verdes saltam à vista, por entre uma brisa fresca e floral. Habitat de palácios como o Palácio da Pena, castelos como o Castelo dos Mouros, e lendas misteriosas como a lenda do Túmulo dos Dois Irmãos, Sintra é também a morada de deliciosos doces, repletos de tradição. O travesseiro da Casa Piriquita é um deles. Com um recheio de creme de ovo e amêndoa e uma massa folhada polvilhada com açúcar, quer-se quentinho e em boa companhia. Um ex-líbris da vila mais mágica de Portugal, a não perder!

Pastel de bacalhau da Rua Augusta

Quando o litoral e o interior se juntam, nascem sabores únicos. Exemplo disso é o pastel de bacalhau do n.º 106 da Rua Augusta, a Casa Portuguesa do Pastel do Bacalhau.

Recheado com queijo Serra da Estrela DOP, este pastel celebra o bacalhau, a batata, o ovo, a salsa e o azeite numa receita que cria uma verdadeira festa de sabores para o palato.

Como nenhum outro, o pastel de bacalhau da Rua Augusta surgiu inspirado no poema D. Dinis, de Fernando Pessoa: “É a voz da terra ansiando pelo mar”, numa homenagem aos pastores e pescadores do nosso país. Já se deixou conquistar por esta iguaria?

Ginjinha do Rossio

É doce, tem aguardente e dá fruto. Neste caso, dá ginja, e é conhecida como a famosa ginjinha do Rossio!

A Ginjinha Espinheira ganhou vida em 1840 e nos dias que correm merece paragem obrigatória. Não estranhe, por isso, encontrar dezenas de turistas e locais de copinho na mão no Largo de São Domingos, no Rossio.

Açúcar, água e canela são três ingredientes que não podem faltar neste licor tão tipicamente português. “É mais fácil com uma mão dez estrelas agarrar, fazer o sol esfriar, reduzir o mundo a grude, mas ginja com tal virtude é difícil de encontrar!” Difícil mesmo é discordar deste verso que encontramos logo à entrada deste espaço icónico lisboeta. Já teve oportunidade de pedir a sua ginjinha?

Agora que sabe o que provar na sua próxima estadia em Lisboa, descubra o que fazer em Lisboa
nas 4 estações do ano

Esperamos por si no seu hotel de 4 estrelas em Lisboa!
Voltar