Site oficial

Viagem pela história da Avenida da Liberdade, Hotel Marquês de Pombal

Viagem pela história da Avenida da Liberdade do Hotel Marquês de Pombal

Verifique as últimas notícias

Blog

Viagem pela história da Avenida da Liberdade

Março 01 2024
Cultura Visitar Lisboa
Hoje, vamos recuar no tempo. Viajamos até há 145 anos, altura em que nasceu um dos mais emblemáticos ícones de Lisboa: a Avenida da Liberdade. Na verdade, podemos recuar até 1764, após o terramoto de Lisboa, quando foi criado o afamado Passeio Público, que esteve na origem desta avenida.

O Passeio Público era um jardim pitoresco, embelezado por uma grande cascata com três quedas de água. Concebido pelos arquitetos do Marquês de Pombal, começou por ser frequentado por membros da alta sociedade. Mais tarde, tornou-se num ponto de encontro para todas as classes sociais.

Nos anos 30 do século XIX, este espaço verde deixou de atender às necessidades da cidade e, em 1835, iniciou-se um processo de renovação. Com o passar do tempo, o Passeio Público foi alargado. Transformou-se, assim, num centro de entretenimento, com espetáculos de ópera e eventos culturais que cativavam os lisboetas da época.

Entre outras mudanças, ampliou-se o passeio e criaram-se lagos, ornados com estátuas a representar o rio Tejo e o rio Douro. Ainda hoje pode encontrar estas estátuas a enfeitar a avenida.

À medida que a cidade se expandia para norte, surgiu a necessidade de uma ligação entre a zona antiga e a nova. Como tal, o projeto da Avenida da Liberdade começou a ganhar forma. Mesmo apesar da resistência inicial da população, que lamentava a perda do seu querido Passeio Público.

Finalmente, em 1886, a Avenida da Liberdade foi inaugurada, seguindo o traçado do engenheiro Ressano Garcia. Inspirada nos Campos Elísios de Paris, esta avenida veio trazer um novo fôlego à cidade com uma ampla boulevard, árvores majestosas e a elegância da calçada portuguesa. Ganhou, por isso, uma atmosfera de sofisticação e glamour semelhante à encontrada na famosa avenida parisiense - Les Champs-Elysées.

Ao longo dos anos, a Avenida da Liberdade foi enriquecida com diversas estátuas e edifícios emblemáticos, como a sede do Diário de Notícias, o Cineteatro Éden e o Teatro Tivoli. Destino para compras de luxo em Lisboa, em lojas como Prada, Gucci ou Louis Vuitton, a larga e elegante avenida tem sido também palco de festas e desfiles, como as Marchas Populares na véspera de Santo António, de 12 para 13 de Junho

Com estátuas em honra de inúmeros escritores portugueses, tais como: Alexandre Herculano, Almeida Garrett e António Feliciano de Castilho, também merece uma visita pelo Parque Eduardo VII , cuja vista alcança desde o topo da avenida até ao Tejo. Além disso, ganha um encanto especial com lojas de luxo, boutiques elegantes, cafés charmosos e hóteis imponentes, como o Hotel Marquês de Pombal.

Localizado no coração da cidade, este hotel na Avenida da Liberdade é símbolo de conforto e elegância. Destaca-se entre os hotéis 4 estrelas em Lisboa, oferecendo uma estadia inesquecível com a experiência de toda a Lisboa num hotel. Adicionalmente, proporciona a conveniência de um hotel em Lisboa, no centro, com parque de estacionamento, garantindo uma estadia despreocupada aos visitantes da avenida mais movimentada de Lisboa.

Mergulhe na história fascinante da Avenida da Liberdade e deixe-se envolver pelo seu charme intemporal. Para uma estadia verdadeiramente memorável, escolha o conforto e a hospitalidade do Hotel Marquês de Pombal, onde o passado e o presente se encontram para criar momentos únicos e despertar Lisboa nos cinco sentidos.

Descubra já o seu hotel no centro de Lisboa!
Voltar