Best Online Rates best online rates

Conheça as nossas garantias de melhores preços, e saiba como obter ofertas exclusivas !

CLIQUE AQUI

 


Certificação HACCP - Hotel Marquês de Pombal com Gold Certificate

A LusoCristal Consulting, consultora especializada em Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar, atribuiu a distinção “ForeSee Gold Certificate of Good Food Hygiene Standards” ao Hotel Marquês de Pombal, no dia 17 de Janeiro de 2014, pelos bons níveis de controlo em Higiene e Segurança Alimentar obtidos e mantidos nas áreas de alimentos e bebidas, numa cerimónia realizada na própria unidade hoteleira. O Hotel Marquês de Pombal, recebeu o Gold Certificate pelos excelentes resultados obtidos na aplicação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar baseado nos princípios de HACCP, e em conformidade com os requerimentos do Regulamento (CE) 852/2004.




"Uma pequena GRANDE EQUIPA com peso de OURO. Dedicação constante, motivação e uma excelente gestão são os ingredientes mágicos para os resultados exemplares nas auditorias do programa ForeSee da LusoCristal desde 2004".
By Lusocristal


O que é HACCP?
 

O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.

HA = Análise de perigos
CCP = Pontos Críticos de Controlo
HAZARD = Perigo

O sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.

O sistema HACCP baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos géneros alimentícios desde "o prado até ao prato".



Os aspectos de Higiene e Segurança Alimentar a serem contemplados no âmbito do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (SGSA) são:


CONFECÇÃO

Segurança do Fornecedores

Pré-Preparação

Alimentos de Alto Risco

Contaminação Biológica

Cozedura

Aquecimento

Alimentos prontos a comer

Receitas e Métodos de Preparação

Manutenção em Quente

 

CONSERVAÇÃO

Conservação e exposição em Frio 

Arrefecimento

Descongelação

Congelação

Armazenamento em Frio Positivo e Frio Negativo

 

CONTAMINAÇÃO CRUZADA

Higiene Pessoal 

Separação de Alimentos

Controlo de Pragas

Manutenção 

Alergias e Intolerâncias

Contaminação Física e Química

Armazenamento

 

 

 

HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

Eficácia na Limpeza 

Material apropriado

Trabalhar e Limpar Planos de Limpeza

Planos de Higienização

Detergente e Desinfecção

 


O S.G.S.A ForeSee foi desenvolvido baseando-se nos princípios de HACCP de acordo com o Capitulo II - Obrigações dos Operadores das Empresas do Sector Alimentar, Artigo 3 e Artigo 5, do Regulamento (CE) 852/2004 de 29 de Abril, homologado em Portugal através do Decreto-Lei 113/2006 de 12 de Junho, relativo à higiene dos géneros alimentícios.

LEGIONELLA E ÁGUA POTÁVEL

Além da implementação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, O Hotel Marquês de Pombal mantem tambem um programa rigoroso no controlo e prevenção da Doença dos Legionários, conforme prevista nas recomendações da Direcção Geral de Saúde na sua publicação "Prevenção nos estabelecimentos hoteleiros da doença de legionários” - Junho de 2007 e no Manual de Boas Praticas publicado pela ARS-LTV em Maio 2011, e Agua Potável de acordo com a Legislação Portuguesa, DL306/2007 em vigor.